Para quem curte adrenalina, voar de parapente é uma ótima opção! Ela pode ser considerada uma atividade de turismo sustentável, tendo em vista que não usa combustível, e entra em contato com a natureza sem que a prejudique. Aliás, a natureza é a protagonista da atividade, já que é necessário que haja vento para que a atividade possa ser realizada.
Já mencionamos em outra matéria a diferença entre parapente e asa-delta. A proposta do parapente é o voo, controlado pelo piloto que “dirige” o equipamento pelo céu, podendo subir muito metros e ir descendo e escolhendo o melhor local para fazer o pouso. O piloto experiente consegue controlar o equipamento e decidir por onde quer voar e onde pousar, com a ajuda do vento.
O parapente possui uma estrutura costurada em um tipo de nylon impermeável que é chamado de “rip-stop”. Quando aberto, ele transforma-se em uma aeronave capaz de planar por várias horas, sendo levado através de correntes ascendentes e muitas vezes percorrendo centenas de quilômetros.
É praticamente impossível descrever a sensação de voar de parapente. Desde a adrenalina na hora do salto até a observação de tudo que está em volta, a natureza, os pássaros, as paisagens, e a sensação gostosa do vento batendo no rosto. É realmente uma sensação maravilhosa que você precisa vivenciar!
Confira 4 condições essenciais para voar de parapente:
1. Boas condições atmosféricas
Boas condições climáticas e atmosféricas garantem um bom voo. É necessário ter correntes de vento ascendentes para que atividade ocorra.
2. Experiência do piloto
A experiência do piloto te dá uma maior segurança em voar e pode deixar o seu passeio ainda melhor e mais emocionante. Um piloto experiente consegue realizar vários tipos de manobras e manusear corretamente o velame, o que lhe garante uma capacidade de voo mais consistente e com muito mais adrenalina!
3. Capacidade física e psicológica do piloto
Não é necessário ter um grande porte físico para ser um piloto de parapente, mas é fundamental que a pessoa possua boa resistência física e também psicológica para ter bastante tranquilidade caso o vento mude de repente. É necessário estar bem preparado.
4. Equipamento adequado e seguro
Um bom equipamento, assim como sua manutenção, fazem parte de um voo seguro. Os equipamentos indispensáveis para o voo são: velame, pára-quedas reserva, arnês, capacete, altímetro, luvas e faca. Outros equipamentos essenciais são o fato de voo, GPS e o rádio, botas e óculos de sol.
Quer voar de parapente? A Apuama leva você! Contamos com profissionais experientes para realizar a atividade. O voo normalmente é realizado no Morro do Queimado, em Santo Amaro da Imperatriz, de uma altitude de 62 metros. Mas também é possível voar de parapente nas praias Mole e Brava em Florianópolis-SC.
São necessárias boas condições climáticas para que a atividade ocorra. O voo dura em média 15 minutos e qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e não tenha medo de altura pode participar. Acesse aqui para saber sobre horários e valores e depois não esqueça de deixar o seu depoimento contanto como foi a sua experiência!