Já teve a oportunidade de praticar o rapel de cachoeira? Já se imaginou descendo uma cachoeira por um grande paredão rochoso vertical? Também conhecido como cascading ou até como cachoeirismo, o rapel de cachoeira é uma experiência inesquecível! Se você quer saber um pouco mais sobre rapel, equipamentos e dicas de onde praticar, acesse esse outro post.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre a modalidade de rapel praticado em cachoeiras. É errado pensar que esse tipo de rapel é o mesmo que feito em outros lugares. A atividade muda bastante dependendo de onde é realizada, bem como seus cuidados. As dificuldades de cada ambiente podem exigir conhecimentos específicos da técnica do rapel, fazendo com que a atividade seja mais segura e eficaz.
Quanto aos equipamentos utilizados o rapel de cachoeira, são os mesmos do tradicional, adaptados da espeleologia e do alpinismo, podendo ser individuais ou coletivos. Saiba mais sobre os equipamentos utilizados para a prática da atividade.
SEGURANÇA E RESTRIÇÕES
Sob a orientação e auxílio de instrutores especializados e utilizando bons equipamentos, a atividade é extremamente segura e acessível. Por ser uma atividade que envolve adrenalina e fortes emoções, é contra indicada para pessoas que tenham problemas de coração, gestantes, que tomam remédios controlados ou que tenham graves limitações de movimento (incluindo pessoas com mais de 120 kg). Fora essas restrições, até crianças a partir dos 12 anos podem participar. Inclusive pessoas com deficiência visual ou auditiva estão aptas à prática.
A ATIVIDADE
A atividade normalmente inclui uma trilha até o alto da cachoeira onde será feito o rapel, que pode seguir ou não o curso d’água da cachoeira. Durante a descida, é importante controlar a corda e manter os pés esticados, pisando por completo nas pedras, bem firme, para não escorregar. Mas não se preocupe, pois existe um treinamento com muitas explicações para não restar dúvidas. E, como mencionamos, é uma atividade segura se feita através de uma empresa especializada.
Para realizar a atividade, é interessante usar uma roupa com secagem rápida e um tênis (nada de utilizar calçados que possam se soltar!) que possa sujar e molhar (ou leve uma roupa extra). Protetor solar e repelente também são itens importantes. Para quem tem cabelo comprido o ideal é que ele fique preso durante a descida na cachoeira.
ONDE PRATICAR?
Que tal uma dica de onde praticar o rapel de cachoeira? A Apuama realiza a atividade na Cachoeira da Ressurreição, município de Águas Mornas-SC. São 35 metros de altura em meio a Mata Atlântica preservada. O acesso até a cachoeira é realizado em 10 minutos de caminhada. A atividade tem duração de 3 horas no total (a descida na cachoeira leva cerca de 30 minutos). Não precisa de experiência anterior para participar, é feito um treinamento dos procedimentos de segurança para a prática do rapel. É importante mencionar que a atividade depende de condições climáticas favoráveis.
Confira depoimento de uma participante:
Acesse aqui para informações sobre valores e horários para o rapel de cachoeira.