Programa de Treinamento Empresarial Apuama (PTEA)

A Apuama Treinamento Empresarial utiliza a metodologia vivencial ao ar livre para promover o desenvolvimento pessoal e profissional, através de atividades de aventura, que exigem atitudes e ações na conquista de resultados. A aventura, na sua essência, é um ato de descobrimento, e assim sendo é diretamente ligada à aprendizagem, pois cada aventura é uma extensão dos limites de conhecimentos e habilidades o que proporciona aprendizados e experiências que são únicas e relevantes.

A intenção é desenvolver conceitos e habilidades empresariais, pessoais e coletivas, tais como liderança, criatividade, superação de limites, motivação, integração, espírito de equipe, entre outras. As atividades ao ar livre, que podem ser organizadas em low ropes ou atividades no solo, e high ropes ou atividades no alto e utilizar locais diferentes para sua aplicação que vão desde um simples gramado até ambientes como trilhas, árvores, montanha, paredes de escalada, rafting, entre outras.

Como as empresas diferem umas das outras, cada qual possui as suas necessidades, objetivos, cultura organizacional e estruturas específicas. Em nosso trabalho de treinamento os objetivos sempre são adequados às necessidades e características de cada empresa e instituição, porém nosso compromisso com a segurança se faz igualmente para todas as empresas. A Apuama acredita que a busca pelo aprendizado através da superação de um desafio, somente é possível quando equipe e equipamentos transmitem confiança e segurança ao participante.

Desta forma, para garantir a segurança, tanto para a montagem como para a operação da atividade, a Apuama utiliza equipamentos confiáveis e de alta qualidade com especificações técnicas de segurança, dentro das normas de sgs (sistema de gestão de segurança), equipamentos certificados pelo inmetro e uma equipe com o pleno conhecimento do funcionamento dos equipamentos e a compreensão técnica da instalação da atividade.

Com equipe habilitada, local e equipamentos adequados temos os fatores que criam o ambiente propício para a realização das atividades ao ar livre. A partir daí, existe então a possibilidade do participante se permitir ousar, criar elos, aumentar a confiança e a integração do grupo e permitir que cada um possa ousar ir além do conhecido e desfrutar do aprendizado que uma aventura segura, ao ar livre, proporciona.

Uma das atividades experienciais ao ar livre mais marcante e estimulante é o Rafting Empresarial. A atividade caracteriza-se pela descida rio abaixo, num percurso pré-determinado pela equipe de Coordenadores, Facilitadores e por Condutores (guias de rafting) especialistas da Apuama Rafting. Para a prática do rafting são utilizados botes específicos, remos, capacetes e coletes salva-vidas. Instrutores especializados conduzem a descida, para que seja oferecida toda segurança necessária aos participantes. Facilitadores especializados, incluindo Psicólogo, também acompanham a descida para que sejam lançadas dinâmicas durante a descida do rio e para garantir a construção e consolidação de aprendizados concretos.

Todos os programas, atividades e dinâmicas estimulam o participante a viver novas experiências, superar limites físicos e emocionais para, a partir de sensações e reflexões dirigidas, melhorar sua qualidade de vida, trabalho, relacionamento com o mundo e consigo mesmo.

A metodologia de treinamento ao ar livre tem com fundamento a experiência (“learning by doing“), no qual em um círculo ininterrupto de experiência-reflexão-transferência estabelece-se o aprendizado disponibilizando-o para a aplicação prática no dia-a-dia.

As atividades funcionam, ora como ambientação para aprendizagem, ora como desafios pessoais e de grupo a serem superados como parte de uma jornada de aprendizagem.

Ao participante é proporcionado vivenciar uma experiência única, na qual pode perceber o quanto utiliza, na prática, suas competências.

As atividades ao ar livre abordam conteúdos específicos, e simulam os desafios diários vividos nas organizações, que são trabalhados com o grupo no processamento ou debriefing, imediatamente após a atividade, sendo conduzido pelos Facilitadores e Psicólogo.

Após cada atividade, a reflexão sobre o resultado alcançado e como foi alcançado, leva os participantes a perceberem suas competências e possibilidades de desenvolvimento. Neste momento a força da experiência está presente e a retenção do conteúdo e do aprendizado são mais duradouros promovendo o aprendizado experiencial.

Assim a força conjunta, indivíduo, grupo e organização, em sinergia constituem a base fundamental para o Sucesso.

Etapas para realizar o Treinamento Empresarial ao Ar Livre da Apuama:

  1. Levantamento das Necessidades junto à Empresa;
  2. Planejamento das Atividades;
  3. Execução das Atividades;
  4. Avaliação dos Resultados.

Tipos de Avaliação dos Resultados:

  1. Avaliação de Reação;
  2. Avaliação Comportamental;
  3. Avaliação do Retorno sobre o Investimento (ROI).

Abaixo algumas das habilidades desenvolvidas pelo Programa de Treinamento Empresarial Apuama:

• Administração do tempo • Iniciativa
• Alinhamento de Processos • Integração
• Atitude Assertivas • Liderança
• Autoconhecimento • Motivação
• Autoconfiança • Mudança
• Comunicação • Ousadia
• Comprometimento • Planejamento e Organização
• Confiança • Relacionamento Interpessoal
• Cooperação • Superação de Limites
• Criatividade • Tomada de Decisão
• Estratégia • Trabalho em Equipe
• Flexibilidade • Visão Estratégica
• Foco em Objetivos/Metas/Resultados • Visão Sistêmica
• Gestão de recursos

Log in