Programa de Orientação Vocacional

O trabalho de orientação vocacional da Apuama é voltado para o autoconhecimento.

É comum entre os jovens que estão finalizando a fase escolar se depararem com dúvidas em relação a futura profissão e carreira a seguir.

Trabalhamos no adolescente a percepção de si mesmo, para poder auxiliá-lo na compreensão do seu Eu mais profundo, bem como atuar junto a descoberta e tomada de consciência de suas potencialidades e afinidades em relação ao seu projeto de vida e opção profissional.

Orientação Vocacional ao Ar Livre na Apuama – POVA

No processo de Orientação Vocacional ao ar livre o jovem será levado, através das vivências em atividades de aventura, a descobrir sua missão de vida e seus valores, ao conhecimento e desenvolvimento de capacidades e habilidades. A essência da aventura está diretamente ligada a aprendizagem e superação de habilidades próprias.

As atividades ao ar livre podem ser classificadas como atividades no solo ou atividades no alto, e utilizam diferentes locais de aplicação que vão desde um simples gramado até ambientes como trilhas, árvores, montanha, paredes de escalada, rafting, entre outras.

Com equipe habilitada, local e equipamentos adequados, criamos um ambiente propício para a realização das atividades ao ar livre. Encorajamos, também, o participante a ousar, criar elos e atuar sobre a integração do grupo.

Learning by Doing

A metodologia de treinamento ao ar livre tem como fundamento a experiência (“learning by doing“), no qual em um círculo ininterrupto de experiência-reflexão-transferência estabelece-se o aprendizado disponibilizando-o para a aplicação prática no dia-a-dia.

As atividades funcionam, ora como ambientação para aprendizagem, ora como desafios pessoais e de grupo a serem superados como parte de uma jornada de aprendizagem.

Ao participante é proporcionado vivenciar uma experiência única, na qual pode perceber o quanto utiliza, na prática, suas competências.

Após cada atividade, a reflexão sobre o resultado alcançado e como foi alcançado, leva os participantes a perceberem suas competências e possibilidades de desenvolvimento. Neste momento a força da experiência está presente e a retenção do conteúdo e do aprendizado são mais duradouros promovendo o aprendizado experiencial.

Para maiores informações, clique aqui ou envie um WhatsApp para (48) 99103 6730

Log in