pessoal praticando rafting

Equipamentos para rafting – o que você precisa saber!

O que você conhece sobre equipamentos para rafting? Que tal conhecer um pouco mais antes de se aventurar descendo incríveis corredeiras a bordo de botes infláveis? O rafting é uma atividade deliciosa, que pode ir desde um passeio pelo rio com brincadeiras, até um nível de muita adrenalina! Que tal conhecer um pouco sobre os equipamentos utilizados na prática do rafting? Apesar de ser uma atividade que não exige muitos equipamentos pessoais específicos, alguns itens são obrigatórios! Mas fique tranquilo, se o seu passeio for feito com uma empresa especializada no ramo como a Apuama, todos os equipamentos para rafting indispensáveis serão fornecidos.

Bom, agora vamos falar um pouquinho sobre cada um deles:

botes para rafting

1. Bote inflável

É feito de um material bem resistente que mistura fibra de poliéster e neoprene, chamado de hypalon. Possui um sistema auto-esgotável, onde a água sai sozinha. As duas boias que parecem “bisnagas” servem para dar estrutura ao bote quando ele passa por corredeiras mais fortes. As peças pretas localizadas no chão do bote são os finca-pés, utilizados para os tripulantes se fixarem no bote com mais segurança e estabilidade. O tamanho do bote varia de 3,65 m até 5,50 m e, quanto maior o bote, melhor a sua estabilidade. Geralmente cada bote acomoda de 5 a 10 pessoas.

2. Remos

São bem leves com pás de plástico bem resistente ou fibras de carbono e cabos de alumínio.

3. Saco estanque

Você pode não notar a sua presença, mas ele é importante pois são sacos impermeáveis, feitos de borracha, que tem o objetivo de carregar itens necessários como kit de primeiros socorros, máquina fotográfica, troca de roupas, lanche, remendos para o bote, entre outros.

4. Bomba de emergência

Caso o bote sofra alguma perfuração, a bomba é utilizada para enchê-lo de ar e então remendar. Também serve para esvaziar o bote na hora de guardar.

5. Cabo de resgate

É um cabo elástico que possui 20 m de comprimento, sendo colocado dentro de um saco estanque. É utilizado quando alguém cai na água e se distancia muito do bote, então joga-se o saco (o resgatado a segura) e puxa-se a corda para fazê-lo retornar a proximidades do bote.

equipamentos para rafting

6. Coletes salva-vidas

É de uso obrigatório para todos os praticantes do rafting, garantindo flutuação na água e proteção do corpo. Possui diferentes tamanhos e regulagens para se adequar ao tamanho dos participantes.

7. Capacete

Outro equipamento de uso individual e obrigatório para prática da atividade. São leves e preparados para aguentar ocasionais choques nas pedras ou entre os participantes. Apresenta regulagem interna para que acomode diversos tipos de cabeça.

8. Roupa de neoprene

Não é obrigatória, mas é ideal para a prática do rafting e você não sai com as suas roupas molhadas ao final da atividade. Também são muito uteis em dias mais frios, tornando a temperatura da água mais agradável. Normalmente estão inclusas no pacote do rafting ou podem custar um valor a parte o aluguel das mesmas.

9. Calçado

Existem opções no mercado próprias para passeios de barco, mas não são de uso obrigatório. O ideal é escolher um calçado com solado de borracha que oferece proteção aos pés e proporcionam melhor fixação do participante no bote, além de maior estabilidade nas pedras. Sapatos fechados mantém pés mais protegidos contra cortes e machucados que podem vir a ocorrer quando em contato com as pedras.

10. Caiaque de segurança 

Uma pessoa experiente da equipe acompanha todo o trajeto que os botes fazem dentro de um caiaque. Serve como segurança e normalmente o operador do caiaque também bate fotos da atividade.

Gostou de saber um pouco mais sobre os equipamentos para rafting? Não deixe de conhecer as opções de passeios de rafting oferecidos pela Apuama!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *